Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Quinua: alimento sagrado!!!

A quinua é uma planta originária dos Andes, considerada um alimento sagrado pelos incas. É utilizada desde o tempo da colonização.
É um grão de alto valor biológico, fonte de aminoácidos essenciais (lisina), carboidratos, fibras, vitaminas como a tiamina, minerais como o cálcio, fósforo, potássio, ferro e zinco.
Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), a quinua é considerada um dos alimentos mais importantes no combate as carências nutricionais, principalmente, em países extremamente pobres e sem acesso a alimentação . Ótimo alimento para todas as fases da vida. Por não conter glúten, pode ser consumido por celíacos.
Quinua é uma excelente fonte de proteínna de alto valor biológico, a sua combinação de aminoácidos é semelhante ao da dupla arroz e feijão, é uma ótima fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que demora mais tempo para ser transformado em açúcar, evitando a produção de insulina em excesso, reduzindo o estoque de gordurinhas além de ser uma excelente fonte de ácido graxo ômega 3 e 6, gorduras que combatem o colesterol ruim e previnem doenças cardíacas.
A quinua pode ser encontrada sob a forma de grãos, flocos e farinha. Experimente este alimento funcional!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário